Segundo o Global Order Book, análise global da BOATPro, que leva em consideração apenas iates acima de 24 metros, em 2023 trezentos e trinta e oito embarcações, de 129 diferentes estaleiros, foram vendidas em todo o mundo. À frente de vários estaleiros, Sanlorenzo e Azimut lideram com um número muito próximo de embarcações mudando de mãos.
A Sanlorenzo Yachts liderou a lista de venda de embarcações de segunda mão com um total de 21 embarcações revendidas, seguida da Azimut, com 19. Porém, quando agrupadas as vendas da Azimut - Benetti, o grupo fica a frente com um total de 40 embarcações seminovas vendidas.
Como próximos da lista, com 13 embarcações vendidas cada um, temos Sunseeker e Feadship, sendo o Arrow o maior Feadship vendido este ano (75m), enquanto o maior Sunseeker foi o Sullivan’s Island (36,8m).
Na mesma posição do ano anterior, a Princess segue em quinto lugar com um total de 12 iates encontrando novos proprietários em 2023. O estaleiro italiano Riva foi responsável pela venda de 11 iates até agora, no entanto, se fosse agrupada com outras marcas do portfólio do Grupo Ferretti, o total de revendas do Grupo seria de 37, colocando-o à frente de outros estaleiros.
Os dados foram divididos da seguinte forma:
Horizon e Ocean Alexander são responsáveis por nove e sete revendas, respectivamente, com os estaleiros americanos logo em seguida na lista, com sete revendas da Broward Marine e seis da Westport.
Em se tratando de valores, o maior e mais caro iate a mudar de mãos este ano foi um Lürssen: o Ahpo de 115 metros. Outras vendas da Lürssen incluem Kismet de 95,2 metros (agora Whisper) e Madsummer de 95 metros.
Mais dados do Global Order Book você pode conferir na plataforma da BOAT e, para mais conteúdos como este, acompanhe o Blog da Novamarine.